Sociologia da educação
1) Qual é o conceito de cultura para Tylor e Franz Boas?
Conceito de cultura para Tylor – Um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Com esta definitão Tylor abrangia em uma só palavra todas as possibilidades de realização humana, além de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição à idéia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos.
Todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética.
Conceito de cultura para Franz Boas - a concepção de Cultura de Franz Boas é uma rejeição ao evolucionismo unilateral e difusionista. Em consequência, não adotava explicações de estágios ou fases culturais, assim como o conceito de raça. Procurava leis de evolução das culturas e leis de funcionamento das sociedades através do método indutivo (ver, ouvir, falar, escrever) e intensivo de campo. Priorizou o estudo da relação de parentesco.
Boas acreditava na autonomia das Culturas (relativismo cultural) e que cada cultura possui uma singularidade cultural (algo único). Segundo ele, a cultura se manifesta pelos costumes.
2) Qual foi a consequência da influência do Evolucionismo no conceito cultura?
A principal reação ao Evolucionismo, então denominado método comparativo, inicia-se com Franz Boas ao criticar o Evolucionismo e atribuir à Antropologia a execução de duas tarefas: * A reconstrução da história de povos ou regiões particulares; * A comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis. * A partir de Franz Boas surgiu a ideia de que cada grupo humano desenvolve-se através de caminho próprio, que não pode ser simplificado na estrutura tríplice dos estágios. * A partir de Franz Boas surgiu a ideia de que cada grupo humano desenvolve-se através de caminho próprio, que não pode ser