Sociologia da educação
Curso: História 2AN
“É possível a construção de uma sociedade emancipada por meio das contribuições de Marx no campo educacional?”
Primeiramente temos que entender o que seria uma sociedade emancipada. A palavra emancipação significa algo que foi liberto de determinada submissão, soberania e intolerância.
A sociedade atual, não atingiu a emancipação na sua plenitude, no máximo representou uma emancipação politica. As diversas classes ainda tem que buscar por tal emancipação.
Segundo Marx, para uma sociedade ser emancipada é necessária a Educação pra transforma-la. Os homens não são apenas receptores de informações e sim agente transformador. A educação se constitui através de um processo com as relações sociais entre os membros da sociedade. Todas as circunstancias vivenciadas pelos seres humanos influenciam diretamente na sua educação. “ o próprio educador deve ser educado” (Marx, 1978).
Ou seja, a educação não é algo imposto, não é apenas informações passadas de geração em geração.
Ao ver dos membros do grupo, as ideias atuais de educação não contemplam aos ideais de Marx. Pois os níveis evolutivos individuais não são tão importantes para sociedade prosseguir, pois o que faz qualquer sociedade evoluir e crescer e o êxito coletivo, no qual o atual regime individualista das escolas vem dando notas e avaliações para cada aluno, nos faz distanciarmos do objetivo coletivo de educação e trabalho. Pois todos as lacunas da sociedade nos impõe uma necessidade de atividade coletiva-colaborativa que nos passam uma sensação de garantia de sucesso individual com a Ascenção das classes em conjunto.
Então as escolas devem assim como a sociedade valorizar os talentos em grupo, no qual é formado as frentes de trabalho e de estudo. Utilizando seu cotidiano para formar cidadãos conscientes de seu dever na sociedade e de sua importância coletiva. Assim melhorando métodos de aprendizagem em coletivo e preparando individualmente os jovens para