Piscologia social
1.INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA SOCIAL
1.1 Psicologia social: tentativa de definição
1.1.1 Tópicos da psicologia social
1.1.2 Relação com outros campos
1.2 Esboço histórico da psicóloga social
2. PSICOLOGIA SOCIAL: SOLIDÃO
2.1 Mas o que é a solidão?
2.2 O que se sente quando se está só?
2.3 Quais os grupos mais vulneráveis á solidão?
2.4 O que fazem as pessoas quando se sentem sós?
2.5 Quebrar as barreiras do isolamento social
2.6 Crónica
3. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO Á PSICOLOGIA SOCIAL
Nós, os seres humanos somos animais sociais. Vivemos em grupos, sociedades e culturas. Organizamos as nossas vidas em relação com outros seres humanos e somos influenciados pela história, pelas instituições e pelas actividades. Se há quem exalte ou quem condene a sociedade, não restam dúvidas de que os outros desempenham grande importância nas nossas vidas. No fundo, o estudo das pessoas enquanto animais sociais é o que a Psicologia Social aborda.
O seu domínio é geralmente apresentado como sendo novo, o que é correcto, na medida em que a Psicologia social contemporânea, tal como hoje a conhecemos, conta menos de cem anos. Em 1979 Cartwright avançou que 90% de todos os psicólogos sociais que tinha havido ainda estavam vivos. Muito provavelmente nos anos noventa essa percentagem ainda está certa. Contudo, muitos dos problemas com que actualmente se confrontam os psicólogos sociais são quase sempre aspectos universais do comportamento social. Uma viagem por avenidas da compreensão de tais comportamentos reveste-se de importância e fascínio.
O estudo do comportamento humano é encarado por outras disciplinas como seja a sociologia, a antropologia, a historia, a economia, as ciências politicas e a biologia. A focalização dos problemas e as metodologias utilizadas diferenciam as diversas ciências do comportamento. A Psicologia social é um domínio distinto na abordagem do comportamento humano, apesar de se basear em empréstimos e de