Sociologia da Educação
Unidade I: O pensamento sociológico: conceitos e processo histórico
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo desta unidade é de contextualizar o momento histórico em que a Sociologia surgiu como ciência no mundo e no Brasil, estudando seus principais pensadores e detalhar as correntes teóricas de que são titulares.
Sobretudo, conhecer, em alguns aspectos, a vida de um dos grandes expoentes da educação popular brasileira, Paulo Freire, nome reconhecido pelo caráter inovador e social de seu pensamento. Conhecer diferentes correntes teóricas da Sociologia que influenciaram o pensamento sociológico brasileiro e o modo de pensar a educação no Brasil.
Seção 1 – Raízes do Pensamento Social
A Sociologia enquanto ciência surgiu e se desenvolveu com o advento da modernidade, principalmente, a partir do fortalecimento do capitalismo. Dois fatos políticos e sociais marcaram significativamente: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. O advento das máquinas trouxe mudanças nunca antes vistas nas relações de produção, principalmente em função do estabelecimento do sistema fabril em larga escala e a decorrente divisão do trabalho. Com a aplicação de novas técnicas, a agricultura aumentou e, com isso, trouxe o deslocamento em massa da população rural para as cidades.
Ambas revoluções provocaram profundas transformações sociais e podem ser considerados marcos de transição para a chamada “Era Moderna”. Dando ascensão para um novo grupo/classe: a burguesia. Não se pode esquecer que o século XVIII foi marcado pelas Ideias Iluministas, onde o poder da razão deveria predominar e constituir o guia para a interpretação de episódios humanos, com vistas à reorganização do mundo.
Comte foi um dos precursores da Sociologia e é considerado, também, o fundador desta ciência, a qual acabou definindo como “física social”. Suas ideias foram, posteriormente, desenvolvidas e aprimoradas por Émile Durkheim, que trouxe para o campo das Ciências Sociais, o método e a