Sociologia - consumo em restaurantes
Resumo
Pesquisa realizada no Brasil, por estudantes de pós-graduação, baseada em uma pesquisa realizada por estudantes no Reino Unido, com metodologia qualitativa. O estudo revela a importância da atmosfera e do ambiente para o cliente, superando muitas vezes a importância do próprio alimento, revelando assim os aspectos mais importantes para uma refeição inesquecível.
1 Introdução
O termo restaurante teve origem na França (séc. XVIII) com uma denominação diferente da que usamos hoje:
França > “restaurant”: caldo de carne servido para pessoas doentes e debilitada, a fim de restaurar suas forças e saúde.
Brasil > “restaurante”: local onde é servido refeições, a partir de solicitação e pagamento.
Hoje os restaurantes são mais do que um local para refeições; proporcionam significados sociais, culturais, afetivos, estabelecem lembranças e identidade aos consumidores contemporâneos.
Na mídia, a relação entre alimentação, gastronomia e restaurantes são muitos abordadas, tanto em aspectos qualitativos quanto em quantitativos.
A proposta deste estudo visa à forma qualitativa, ou seja, não diz respeito a números, economia, marketing, mas sim a uma visão sociocultural, levando em conta o comportamento da sociedade, os pontos relevantes pessoais para o consumo.
2 Abordagem Sociológica na Gestão de Restaurantes
O método de pesquisa de qualidade leva a entender melhor não só o que se consome, mas principalmente o que leva ao consumo em termos de vida social. É essencial estudar o método de qualificação, pois ele antecede o de quantificação, porém os meios de metodologia causam muitos debates.
A combinação de métodos tende a contribuir para a compreensão das relações sociais. Alguns autores preferem métodos subjetivos, ou seja, lógicos e argumentativos, outros defendem elementos tanto subjetivos quanto objetivos, para entenderem ações pessoais de cada indivíduo.
Neste estudo (baseado no estudo dos