Sociologia: análise sociológica tropa de elite
Ensino Médio
Análise sociológica do filme Tropa de Elite
Manaus – AM
2013
Gabriel Hidalgo de Melo
Análise sociológica do filme Tropa de Elite
Trabalho solicitado pelo professor
Edinelto da disciplina Sociologia para obtenção de nota parcial refe- rente ao 2º trimestre do 3ºB.
Manaus – AM
2013
Introdução
Esta análise sociológica visa examinar a película Tropa de Elite, que é um filme que se trata de situações e dilemas intensos do cotidiano como a corrupção, a violência policial e entre outros. O filme visto em sala busca os meios dramáticos para nos transmitir talvez de um modo mais próximo o possível da realidade o que são fatos amargamente reais.
Ao longo da análise, pode-se ler debates apoucados porém profundos de cada problema social e também um debate sobre qual deveria ser a melhor escolha para, pelo menos, amenizar essas tantas hipocrisias e essas tantas injustiças humanas que proferimos e atuamos. Como o filme retrata ocorrências de violência, criminalidade, organização do tráfico e do crime, entre outros problemas de ordem pública, mostra-se um solo fértil para uma análise sociológica entre o mesmo e os conteúdos estudados ao longo do trimestre.
Análise sociológica do filme Tropa de Elite
O filme Tropa de Elite é um produto ficcional, porém, baseado em acontecimentos reais. Retrata uma infeliz porém verdadeira realidade, não tão somente no Rio de Janeiro, mas em todo país também no que se refere à corrupção e ao tráfico de drogas ilícitas. Tal tema é evidentemente discutido no longa-metragem.
Ouvi um dia que Tropa de Elite se tratava de um filme de ação, com demasiada violência, mas que não proporcionava chance ao espectador de refletir. Ele apenas entraria na euforia do entretenimento e, ao término do filme, não conjecturaria sobre o real sentido da película. Porém, parece que esta ideia se refere a um grupo característico de espectadores. Parece que esta ideia se refere ao medo de acreditarem