socioemocional
EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS DA ESCOLA PÚBLICA.
Gissele Costa Araújo
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Wellerson Almeida de Sousa
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Profª Msc. Jéssica Lôbo Sobreira (Orientadora)
Universidade Federal da Paraíba
E-mail: gissele@hotmail.com
RESUMO
Este artigo visa analisar a importância do teatro na educação infantil, tendo como ênfase a contribuição deste no desenvolvimento da criança. Nesse sentido, levando em consideração os aspectos pedagógicos e artísticos, acredita-se que o teatro possibilita um auxílio ao crescimento da criança e na sua própria formação, já que a escola é um espaço amplo de aprendizagem e conhecimento, mesclando assim vários “instrumentos” fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança como a pintura, a literatura, a música, o teatro, dentre outros. O referido trabalho tem um viés qualitativo, tendo sido realizado com os professores de uma escola da rede municipal de ensino de CabaceirasPB. Os sujeitos de pesquisa são os educadores recém-formados em Licenciatura Plena em Pedagogia e que estão iniciando os primeiros anos de experiência no magistério.
Utilizou-se como instrumento de pesquisa para coleta de dados a entrevista. A literatura existente sobre o tema evidenciou que a inserção da criança no teatro possibilitou que a mesma tenha mecanismos para compreensão da linguagem e do pensamento do outro, transformando o “brincar” em um instrumento de construção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento do trabalho em grupo e imergindo a criança em um ambiente com novos conhecimentos. Por fim, acreditamos que o referido trabalho
fortalecerá as discussões sobre um ensino público de qualidade, possibilitando assim a implementação de novas práticas didáticas que visem construir a autonomia dos sujeitos, como o teatro e, além disso, mesclar propostas de ensino que visem despertar o engajamento do cidadão no futuro.
Palavras-chave: Prática