resumo ). O desenvolvimento socioemocional e as
O desenvolvimento socioemocional segundo Erikson, se processa por crises que configuram tarefas e desafios próprios de cada etapa da vida, envolvendo necessidades internas e as respostas do ambiente. A resolução satisfatória ou o fracasso em uma dada etapa influenciam as etapas posteriores. Dentro dessa abordagem, as crianças na faixa etária dos 6 aos 12 anos experimentam a necessidade de aprender com os adultos e deseja mostrar-se competentes e com capacidade produtiva. Essa faixa etária em nosso meio corresponde aos anos iniciais de escolarização, cujo principal objetivo é que as crianças sejam alfabetizadas.
O desenvolvimento se processa de forma interativa e dialética, a ênfase está centrada no processo e no contexto como elementos de construção, implicando flexibilidade e plasticidade do comportamento. O processo de desenvolvimento integra componentes biológicos, cognitivos, afetivos e de competência social. Há períodos no desenvolvimento em que determinadas influencias são de maior impacto, caracterizando períodos sensíveis que podem influenciar de forma mais decisiva a trajetória do desenvolvimento.
Pode-se dizer que o processo inicial de escolarização das crianças, pelo seu impacto, pode ser considerado um período sensível para trajetórias diversas de desenvolvimento. A maneira como as crianças aprendem, o desempenho escolar e o valor a ele atribuído podem constituir-se em condições de proteção ou de vulnerabilidade para o desenvolvimento. Sob essa perspectiva, é necessário considerar não só os eventos e experiências, mas as interpretações causais atribuídas aos mesmos.
A aprendizagem formal relacionada as atividades acadêmicas constitui-se em uma das dimensões do processo de amadurecimento, refletindo as aquisições das etapas anteriores do desenvolvimento e os recursos e limites da criança do ponto de vista da saúde mental, o que influenciará o seu padrão de enfrentamento atual e futuro,