Socio-antropologia
2a.Hegel entendia a história como um processo "dialético", a tese era o que a realidade se apresentava, a antítese nega-se a si próprio.
b.Marx admirava o pioneirismo desses crítico da sociedade burguesa e suas propostas de transformação social, apesar de julgá-las "utópicas" ou seja, idealistas e irreais.
C. Em particular Adam Smith e David Ricardo, trabalho que tomou a atenção de Marx até o final da vida e resultou na maior parte de seu esforço teórico. Essa trajetória é marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes de alienação, classes sociais, valor, mercadoria, trabalho, mais-valia, modo de produção.
3.Friedrich Engels nasceu em Barmen, na Alemanha, e morreu em Londres, na Inglaterra. Foi um teórico revolucionário alemão que junto com Marx fundou o chamado socialismo cientifico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O capital, principal obra de seu amigo e colaborador.
4a. Que designa a transferência ou venda de um bem ou direito.
b.Passa a predominar para o termo a ideia de privação, falta ou exclusão.
c.Um sentido de desumanização e injustiça, este faz dos conceito uma peça-chave de sua teoria para a compreensão de exploração econômica exercida sobre o trabalhador no capitalismo.
5.Desenvolve na busca por denunciar as desigualdades sociais contra a falsa ideia de igualdade politica e jurídica proclamadas pelos liberais, para ele , os inalienáveis direitos de liberdade e justiça, considerados naturais pelo liberalismo, não resistem ás