questionario sócio-antropologia
De acordo com o texto (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico), responda as questões abaixo:
01) “[...] as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas ou mesológicas.” Explique porque nem o
Determinismo Geográfico, quanto o Determinismo Biológico respondem ao dilema da conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana.
02) De acordo com Laraia, “São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a "raças" ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, final-mente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses.
Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais”.
Apresente resumidamente os argumentos utilizados pelo autor para comprar a afirmação acima. 03) Se o meio determina a cultura, grupos que vivem em um mesmo ambiente deveriam apresentar estágios evolutivos parecidos? Explique.
Por que, de acordo com Laraia, “A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.”
04) “O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.” Utilizando argumentos de Roque de Barros Laraia, prove que a afirmativa anterior está incorreta.
05) Explicite a definição do conceito de cultura