Antropologia corporativa e suas aplicações
A antropologia é a disciplina que estuda o ser humano de forma ampla através de métodos científico e humano, estuda comunidades, desde aldeias à tribos de adolescentes urbanos. A antropologia aplicada à administração de empresas hoje trabalha em duas frentes: recursos humanos e estudo organizacional; marketing e consumo.
Recursos Humanos e Estudo Organizacional: O antropólogo empresarial usa de ferramentas como a análise organizacional, mapeando relações de poder informal e formal, estudando papéis assumidos dentro dos grupos, canais de comunicação, valores coletivos e individuais dentro de uma organização. Por ser sensível à diversidade humana, o antropólogo é valioso no treinamento da equipe. Facilita nas mudanças em novos procedimentos e em fusões e re-estruturações corporativas, principalmente em multinacionais, onde envolve culturas distintas.
A gestão de pessoas é outra aplicação, localizando talentos, desenvolvendo potenciais. A cada vez mais a diversidade se torna ponto estratégico e sensível, empregar pessoas de várias personalidades, com perfil de liderança e seguidores são vitais. Garantir o espaço de minorias étnicas, de gênero, de habilidades são importantes em um ambiente de trabalho, enriquece a empresa e pode gerir as divisões de responsabilidade social e ambiental, garantir um desenvolvimento sustentável. Lidar com culturas diversas sem cometer gafes requer muito tato, o que geralmente o antropólogo desenvolve e o capacita para treinar executivos em negociações interculturais.
Métodos de trabalho
O antropólogo empresarial trabalha com técnicas etnográficas, como observação-participante, observa com objetividade e sintetiza informações através de intensa e prolongada interação em seu campo. O etnógrafo empresarial utiliza também entrevistas informais, semi-estruturadas e questionários com clientes, fornecedores e funcionários. A antropologia corporativa possui flexibilidade para trabalhar com os mais