Formol
Professora: Fabiane
Trabalho: Pesquisa sócio-antropológica
Alunos: Franck Farias da Silva, Nilson, Ayres, Rafael, Giuliano
Introdução:
O objetivo deste trabalho é contextualizar as pesquisas sócio- antropológicas, em um estudo das diferentes relações do homem como ser biológico, social e cultural, mostrando que cada uma destas dimensões podem ser muito amplas.
Pesquisa sócio-antropológica:
A pesquisa sócio-antropológica através de seus métodos de investigação científica, procura compreender e explicar as estruturas da sociedade, criando conceitos e teorias a fim de manter ou alterar as relações de poder nelas existentes, estudando o homem como ser biológico, social e cultural. A antropologia (antropo=homem e logia=estudo), é uma ciência que estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta. Portanto, é o estudo da diversidade cultural dos povos, modos, hábitos, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e manifestação sociais. A estrutura física e a evolução da espécie humana também fazem parte dos temas analisados pela Antropologia.
Em um contexto histórico sobre a antropologia: Os filosafos pré-socrates já se questionavam a respeito do impacto das relações sociais sobre o comportamento humano, como se percebe na Odisséia de Homero; buscavam construções racionais, valorizando a apreensão da realidade no dia a dia da experiência humana e na discussão acerca do mundo. Os gregos deixaram inúmeros registros e relatos acerca de culturas diferentes das suas, assim como os chineses e os romanos. Nascia, por assim dizer, a antropologia. No século XVIII, a antropologia adquire a categoria de ciência social, Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina