formol
O QUE SÃO ALISANTES?
São todos os produtos cosméticos, sejam nacionais ou importados, que têm a finalidade de alisar os cabelos.
IMPORTANTE: Todos os alisantes devem ser registrados na Anvisa.
Os procedimentos ou métodos para o alisamento capilar não são
CUIDADO
O uso de produtos não registrados ou o seu uso sem seguir as orientações do fabricante podem causar danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, quebra e queda dos cabelos.
registrados pela Anvisa, somente os produtos. Entretanto, todos os
O uso indevido do formol ocasiona diversos riscos à saúde, tais como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, devido ao contato direto com a pele ou com vapor. Várias exposições podem causar também boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios), podendo até levar a morte.
salões de beleza devem ser licenciados pela vigilância sanitária local.
Os alisantes possuem substâncias ativas que podem ser empregadas em sua composição, tais como: Ácido Tioglicólico, Hidróxido de
Sódio, Hidróxido de Potássio, Hidróxido de Cálcio, Hidróxido de Lítio,
Hidróxido de Guanidina, entre outras (INCI: Thioglycolic acid, Sodium hydroxide, Potassium hydroxide, Calcium hydroxide, Lithium hydroxide, Guanidine hydroxide).
O processo de alisamento químico ou “relaxamento de cabelo” não acarreta danos para a saúde da população, desde que o produto atenda às exigências estabelecidas na legislação sanitária e o procedimento seja realizado seguindo as orientações do fabricante e
O QUE É O FORMOL?
O formol, também conhecido por formaldeído, formalina ou aldeído fórmico, é uma substância permitida na legislação de