Biografia de Aristóteles
Embrenhou-se em todos os conhecimentos de seu tempo - Lógica, Matemática, Física, Metafísica, Moral, Política, Retórica e Poética.
Em 343 foi convidado pelo Rei Filipe para a corte de Macedônia, como preceptor do Príncipe Alexandre, então jovem de treze anos.
Quando Alexandre subiu ao trono (335), Aristóteles regressou a Atenas, onde criou a sua própria escola, o Liceu. Foi-lhe dado este nome porque estava situada junto ao templo dedicado a Apolo Liceano. Os estudos concentravam-se sobre o que hoje poderíamos denominar "ciências naturais", ao contrário da Academia, onde era dada grande importância à geometria. O liceu era um verdadeiro centro de investigação, apoiado por Alexandre. Nele, Aristóteles e os seus discípulos recolhiam informações acerca de tudo, organizando pesquisas filosóficas e científicas em alta escala e reuniram vasto material referente a todo o conhecimento da época.
Durante a campanha de Alexandre na Ásia, Aristóteles recebeu a terrível notícia que o fará jamais perdoar o antigo aluno. Alexandre tinha ordenado executar Calistenes, o seu sobrinho, que se recusara a aceitar o monarca como um deus. Mas em 323 a.C. Alexandre morre de febre.
A morte de Alexandre, em 323, desencadeia uma guerra de libertação entre os gregos e os macedônios que dominavam a Grécia desde Filipe. Aristóteles foi então acusado de colaborador dos macedônios, é perseguido, refugiando-se em Cálcis, na Eubeia, onde morre no ano seguinte com 63 anos.
Aristóteles escreveu um grande número de