ARGENTIOMETRICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Pratica Nº: 6.0
Data início: 18/08/2014
Data término: 25/08/2014
TITULO: TITULOMETRIA DE PRECIPITAÇÃO – ARGENTIOMETRICA – Método de Morh
OBJETIVO: Através do método direto de titulação por precipitação, determinar a concentração percentual de Cloreto de sódio puro no sal de cozinha e em uma solução de conservas (Salmoura 5%), utilizando uma solução de nitrato de prata como titulante da amostra.
Curso: Técnico de Química
Modulo: 3º
Turma: U
1 – INTRODUÇÃO/FUNDAMENTO TEÓRICO
As soluções de sal (salmoura) possuem um ponto forte na conservação de alimentos, que devido a sua estabilidade micro-biana e o seu poder de retirada de água das células vegetais, faz com que os alimentos em conserva (tanto líquidos, como sólidos) contenham um baixo nível de água disponível (atividade de água, Aw) para que os microorganismos não se desenvolvam.
Essa solução de salmoura tem concentrações certas para cada tipo de alimento que podem variar de 0,5% a soluções super-saturadas dependendo do alimento (ex.: molhos prontos, milho, azeitonas em conserva, bacalhau seco e carne de sol).
O método de Mohr, titulação de método direto, que consiste em titular os cloretos contido na amostra, com uma solução padrão de AgNO3, precipitando o AgCl na primeira reação e quando o excesso de (Ag+) estiver presente, será mostrado pelo indicador cromato de potássio (cor amarela), que mantendo-se um pH de solução entre 7,5 – 9,0 , o indicador mudará a sua colora-ção para avermelhado, formado assim o ppt, cromato de prata, como mostra a segunda reação.
Reação:
I –
II -
Obs: 1 – O sal de AgNO3 ou a solução de AgNO3 sofre fotolise, não deve ser exposta a luz por muito tempo, o manu-seio do sal, preparo da solução e a titulação deve ser rápida e o material lavado logo em seguida ao uso, para evitar que fique esbranquiçado e depois escureça. 2 – Cuidado com a pele