SOCIEDADE PERSONIFICADA
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina:
Docente:
SOCIEDADE PERSONIFICADA
Acadêmicas do 3º período: Adaias Oliveira Adalgiza Mariela Mayra Campina
GURUPI -TO
MAIO DE 2009.
INTRODUÇÃO
O estudo que pretendemos apresentar fala sobre a sociedade personificada aquela regularmente inscrita, por isso detém personalidade distinta dos seus sócios, neste prisma, entendemos ser fundamental a compreensão primeira do que é uma sociedade em sentido amplo.
Num sentido amplo sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos e costumes, e que interagem entre si constituindo. ndo.sociedade em sentido amplo.onnstitutivo. Assim a sociedade personalizada, tem personalidade jurídica em que inicia seu registro na junta comercial. É um procedimento que os empresários utilizam para um acordo entre seus sócios, ou seja, são as pessoas, capitais que tem registrado o se ato constitutivo. São divididas em categorias sociedade simples e sociedade econômica.
SOCIEDADE PERSONIFICADA
De acordo com Pazzaglini (2003), as sociedades personificadas podem dividir-se em duas categorias, a primeira em sociedades simples, que é uma atividade econômica, mas não empresarial, em que abrange as ex-sociedades civis, a segunda categoria de sociedade é a empresária, esta é voltada à atividade mercantil, em que embarga as ex-sociedades comerciais.
Pode-se dizer que esta sociedade possui personalidade jurídica, pois é obtida mediante registro de atos constitutivos.
A sociedade empresária tem como objetivo principal o exercício da atividade econômica que é organizada para a produção e a circulação de bens e serviços. Para iniciar uma atividade econômica, o empresário, ou a sociedade empresária deve levar em conta a necessidade de inscrever-se no Registro Público de Empresas Mercantis, sendo este a