Sociedade MEG (r)
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO - TGA
MARCO AURELIO RODRIGUES
COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA: SOCIEDADE
ANDREZZA XAVIER
LUIZ CARLOS MAGALHÃES
NIRLEY SANTOS
MARCILEA CAROBA
BELO HORIZONTE
2013
INTRODUÇÃO
O processo de administrar envolve diversas tarefas e procedimentos que visam como produto final realizar ou produzir dados serviços e bens utilizando recursos certos e previstos dentro de uma organização. A busca pela eficiência e eficácia dentro da realização destas tarefas é fator importante, que devera ser considerado a priori no momento de tomada de decisões por parte de gestores dentro de instituições, sejam elas dos variados tipos e objetivos. Para tal, uma das ferramentas que pode ser citada para que se atinja a prática de uma boa administração esta na utilização de boa praticas de gestão, visando sempre a excelência na mesma.
Foi com base em tal pensamento que empresas públicas e privadas se uniram para criar a Fundação Nacional da Qualidade, instituição sem fins lucrativos sediada na cidade de São Paulo. A FNQ como pode ser chamada é responsável por importantes publicações em âmbito nacional e até mesmo internacional que visam estabelecer modelos e preceitos que norteiam a excelência em gestão, promovendo prêmios cursos na área de gestão empresarial.
A FNQ enxerga as instituições como sistemas vivos que dependem das outras para que se atinja a harmonia e o equilíbrio junto ao meio em que operam. A fundação através de ciclos anuais do Prêmio Nacional de Qualidade vem divulgando o Modelo de Excelência da Gestão conhecido também como MEG®.
MEG ®: visão sistêmica e critérios de avaliação
O MEG ® possui uma visão sistêmica da gestão organizacional, sendo a organização desta forma algo que se assemelharia a um sistema orgânico capaz de se adaptar ao ambiente externo. Salientando as organizações interagem com o ambiente externo, de forma harmônica