Internet
Uma rede de computadores interligados que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo.
A palavra internet foi uma criação do cientista Vinton Cerf, em 1974, que teria empregado esta palavra para se referir ao protocolo TCP/IP. Internet vem da abreviatura de internetworking, nome com origem inglesa, em que inter vem de internacional , net significa rede e Work significa trabalho ou seja, Rede de Trabalho Internacional.
A Internet tem a sua origem no projecto ARPANet (acrónimo em inglês de Advanced Research Projects Agency Network) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. A ARPANet foi inicialmente desenvolvida com o objectivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa americanos durante o período da Guerra Fria (1945 – 1991) de modo que a rede de comunicação não ficasse vulnerável, em caso de ataque soviético.
De certo modo se não fosse a necessidade de proteger e esconder protocolos de defesa e ataque militar a talvez Internet não existiria hoje como a conhecemos
O início da Internet
Nos Anos 70 as Universidades da Califórnia em Los Angeles e Santa Barbara; o Instituto de Pesquisa de Stanford e a Universidade de Utah ligaram-se para constituir a primeira rede interligada de computadores, essa rede serviu para demonstrar as potencialidades da ARPANet. Quando mais universidades e centros de pesquisas se juntavam a esta rede mais evidente que o protocolo usado para a transmissão de dados era inadequado.
Foi então que surgiu o TCP/IP de forma que não houvesse perda de dados na transmissão entre computadores. Devido ao facto de as Universidades estarem cada vez mais a usar a ARPANet foi feita uma divisão do mesmo programa. Foi criada então a MILNet ( uma rede so para militares) e ARPANet foi “lançada” somente para uso geral, académico, empresarial e civil. A partir desta ARPANet é que se começou a desenhar a Internet
Internet em Portugal