Projeto empresarial
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é baseado em 11 fundamentos e oito critérios. Para a implantação do Modelo de Excelência da Gestão, a organização precisa atender plenamente as necessidades das partes interessadas, baseando seu desempenho em práticas modernas de gestão e alcançando os resultados positivos que estas práticas pregam.
No Brasil o PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) é a maneira mais evidente de avaliar e ajudar as empresas a alcançarem este nível de excelência de suas atividades. Este e outros prêmios de qualidade são maneiras de analisar o sistema de gestão da empresa, podendo desta forma ser feito um investimento no que há de melhor em relação às práticas de gestão e o aprimoramento das práticas que não estão funcionando de maneira tão eficiente.
A empresa na qual será realizado o estudo de caso é uma empresa do segmento de mineração e construção pesada que optou por diferenciar-se no mercado utilizando o MEG como ferramenta para obtenção de resultados sustentáveis e contínuos.
1.2 OBJETIVOS
O objetivo principal deste trabalho é implantar sistema de gestão para obtenção de dados confiáveis para a aplicação de Árvore de Decisão na Análise Econômica e Financeira (ponto de equilíbrio de quantidade e faturamento, Grau de alavancagem da unidade de negócio, margem de segurança) das unidades de negocio que compõem a organização, visando maximizar a rentabilidade na utilização dos ativos da ENGINE.
1.3 JUSTIFICATIVAS
A tomada de decisão é um processo complexo, pois compreende um profundo conhecimento da empresa e do ambiente em que esta se insere. Para uma boa decisão é necessário obter informações confiáveis a respeito do ambiente da empresa. Diante do desafio dos gestores em buscar um resultado operacional que atenda aos anseios dos acionistas e permitam a sobrevivência da organização, a integração da análise de balanços (físicos e financeiros) e desempenho operacional (rendimento x produtividade) com