Um estudo sobre micro e pequenas empresas (mpes) e seus principais problemas, e a apresentação do prêmio mpe brasil como ferramenta que auxilia a gestão dessas empresas.
Resumo
As Micro e Pequenas Empresas surgem em grande número a cada ano, mas continuam a enfrentar os mesmos problemas organizacionais para conseguirem sobreviver. O objetivo do presente estudo é mostrar os principais problemas e dificuldades enfrentadas por essas empresas, e a apresentação do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (Prêmio MPE Brasil) como ferramenta para a melhoria da gestão e sustentabilidade dessas organizações. Baseando-se em modelos de excelência e no modelo de aplicação do prêmio, buscou-se mostrar o uso do prêmio na avaliação organizacional das empresas participantes.
1. Apresentação do tema
As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) desempenham um papel fundamental na economia nacional. Elas representam hoje 99,2% das empresas brasileiras, empregando 57,2% das pessoas economicamente ativas no país (REIS, 2007). Mesmo estando em maior quantidade em relação a grandes empresas, e empregando a maioria das pessoas, as MPEs respondem por apenas 20% do PIB brasileiro (INDRIUNAS, 2007). Devido a dificuldade de se manter no mercado, seja por falta de planejamento ou falhas na gestão do negócio, muitas dessas empresas encontram dificuldades para sobreviverem nos dois primeiros anos de vida. Em estudo realizado pelo SEBRAE (2007), com dados de 2000 a 2005, constatamos que a taxa de mortalidade empresarial caiu de 49,4% no primeiro triênio (2000-2003) para 22,0% entre 2003-2005. Apesar da queda na taxa, ainda se considera um valor elevado se imaginarmos que uma em cada quatro MPE não sobreviverá.
A mortalidade precoce das MPEs vem sendo um assunto cada vez mais discutido por centros de estudos e serviços como o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e outras instituições que avaliam a evolução