Sociedade brasileira: alienada ou conscientizada?
No contexto da telenovela brasileira, os conceitos de alienação e conscientização estão lado a lado. Tendo em vista que alienado é aquele que se submete cegamente aos valores dados, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas e daquilo que constitui seu ser essencial e, que conscientização é ação de conscientizar, levar alguém a tomar consciência, conhecimento, noção dos problemas políticos, sociais e culturais que se colocam a sua frente. Surge assim uma questão: a telenovela brasileira aliena ou conscientiza seu público-alvo?
Embora as telenovelas conscientizem a sociedade brasileira, tendo em vista a discussão de temas atuais e significativos para esta, trazem em seu enredo a representação de um universo idealizado e que pode gerar uma percepção alienadora da realidade, já que transmitem uma visão unilateral sobre os assuntos abordados.
Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um publico relativamente pouco informado, já que aborda temas como, por exemplo, a aceitação do homossexual, consumo de drogas, entre outros.
A telenovela em sim não é alienadora, pois tem apenas o objetivo de informar e iniciar discussões sem aprofundamento de conteúdo. Além disso, não é uma imposição forçada, o telespectador tem o poder de escolha sobre quais programas televisivos assistir. Logo, o público que possui acesso a inúmeras fontes de informação além da televisão e, mesmo assim admite o posicionamento apresentado pelas telenovelas sem questioná-lo ou buscar mais informações acerca do assunto em questão, escolhe ser alienado, pois não busca compreender os problemas políticos, sociais e culturais considerando o contexto no qual está inserido. Portanto, se afasta do seu exercício de cidadania.
Cabe ao telespectador buscar outras fontes de informação além da telenovela, dessa forma este poderá formar uma opinião própria a respeito do tema em questão, deixando assim de aceitar a visão