Ética
Após ler o texto e assistir o vídeo, faça considerações sobre a ideia central defendida por Sócrates. Que argumentos ele utiliza para defendê-la e porquê estava sendo julgado?
A idéia central defendida por Sócrates, é que todos já nascem com o conhecimento e todos deveriam conhecer a verdade. O filósofo ainda dizia que para se conhecer a verdade bastava utilizar a razão. Dizia ainda que conhecer-te a ti mesmo produziria a verdade. Ele acreditava que só quem conhece a si mesmo é que sabe que nada sabe, quanto mais sabe que nada sabe mais sábio é o homem. Os que pensam que sabem e não sabem que não sabem seriam os mais tolos.
Sócrates contrapunha argumentos contrários. Utilizava de uma técnica que havia a tese (afirmação), antitese (oposição) e síntese (prevalência do intelecto sobre a opinião). Seus principais argumentos são: É preciso seguir sempre nossos próprios princípios e não as circunstâncias; Não é necessário seguir a opinião da multidão, mas do justo; É preciso seguir as opiniões corretas que são feitas por homens instruídos e não por ignorantes; É necessário jamais cometer voluntariamente uma injustiça; Não é permitido fazer o mal.
Foi condenado em 399 a.C, Janeiro, com 71 anos, por uma acusação de "impiedade": foi acusado de ateísmo e de corromper os jovens com a sua filosofia, mas na realidade, estas acusações encobriam ressentimentos profundos contra Sócrates por parte dos poderosos da época. O tribunal era constituído por 501 cidadãos. Os acusadores foram: Ânito, Meleto e Lícon. Meleto assim disse: "...Sócrates é culpado do crime de não reconhecer os deuses reconhecidos pelo Estado e de introduzir divindades novas; ele é ainda culpado de corromper a juventude. Castigo pedido: a morte" .
Sócrates deixou os juízes e foi para a prisão, teve que esperar mais de um mês a morte no cárcere.
Recusou ser vestido depois de morto por uma rica túnica que Apolodoro lhe havia trazido, preferia o seu manto que havia