Ciencias
Há alguns anos a desonestidade científica veio a tona e vários países se deram conta de que teriam que ter um controle sobre isso.Algumas medidas já foram tomas porém no Brasil ainda não por falta de dados oficiais.Essa desonestidade ocorre por vários motivos,vaidade pessoal,pressões de instituições nos pesquisadores para publicação e fatores econômicos.A desonestidade científica já virou caso de estudo.
2.0 Combate à Desonestidade Científica: Um Pouco de História.
No final do século passado nos EUA a desonestidade virou caso de ordem pública,foram mais de doze casos relatados.Ações começaram a partir de 1985,em 1989 foram criados dois órgãos oficiais com a finalidade de lidar com essa má conduta no meio científico,durante os anos os órgãos e medidas foram se adaptando. Da avaliação dos relatos de má conduta tornados públicos e dos estudos sobre o tema, existe a conclusão que as principais formas de comportamento desonesto em ciência traduzem-se por falsificação, fabricação.O conjunto das recomendações foi revisto em 1996.Em 1999 ocorreu uma revisão rígida com medidas educativas envolvidas nas pesquisas.Quando confirmados os casos de desonestidade científica se tornavam públicos com citação do nome do pesquisador, da instituição,do tipo de fraude e respectiva punição.
2.1 O Combate à Desonestidade em Outros Países. No Reino Unido a classe média era a única envolvida nas denúncias inicialmente apuradas sobre denúncias de fraudes científicas.O colégio Real de clínicos em Londres começou a elaborar tmb diretrizes de investigação.Além dos Eua e Reino Unido vários outros países da Europa criaram formas institucionais para lidar com o problema poré. Só depois de passar por situações embaraçosas! 2.2 Como anda o Brasil? No Brasil não se tem uma dimensão exata do problema,porém essa má conduta é muito praticada aqui. a falsificação de currículos, com inclusão indevida de publicações parece ser a