Arquitetura e soluções
Arquitetura e soluções
Introdução
Hardware – Placa mãe
Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa mãe para formar o computador.
Neste trabalho, vamos explicar os seguintes componentes da placa mãe, que são essenciais para o funcionamento do computador, tais como:
Processador;
Memoria RAM;
Placa de vídeo;
APU.
4
Processador
O item acima mostra o local onde o processador deve ser conectado.
Também conhecido como socket, esse encaixe não serve para qualquer processador, mas sim para um modelo (ou para modelos) específico. Cada tipo de processador tem características que o diferenciam de outros modelos. Essas diferenças consistem na capacidade de processamento, na quantidade de memória cache, na tecnologia de fabricação usada, no consumo de energia, na quantidade de terminais (as "perninhas") que o processador tem, entre outros. Assim sendo, a placa mãe deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores.
Por isso, na aquisição de um computador, deve-se escolher primeiro o processador e, em seguida, verificar quais as placas mãe que são compatíveis. À medida que novos processadores vão sendo lançados, novos sockets vão surgindo.
É importante frisar que, mesmo quando um processador utiliza um determinado socket, ele pode não ser compatível com a placa mãe relacionada. Isso porque o chip pode ter uma capacidade de processamento acima da suportada pela motherboard. Por isso, essa questão também deve ser verificada no momento da montagem de um computador.
Os processadores (ou CPU, de Central Processing Unit - Unidade Central de
Processamento) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador