Sociedade anonima x sociedade limitada
REDUÇÃO DO IPI NUNCA CHEGOU AO BOLSO DO CONSUMIDOR
Se por um lado alguns carros 0 km ficaram mais baratos, por outro os usados e seminovos ficaram mais desvalorizados, obrigando o consumidor a desembolsar mais dinheiro na hora de trocar o seu veículo, aumentando ainda mais o número de brasileiros endividados.
Olhando por esta perspectiva, o brasileiro nunca viu, ou, sentiu o efeito do IPI reduzido em seu bolso. Pelo contrário. O que se viu, foi um monte de desesperados, ansiosos por trocar de carro, contraindo dívidas que dificilmente conseguirão pagar até o final. Mesmo porque no Brasil, não é fácil manter um carro. A prestação somada ao combustível (um dos mais caros do mundo), mais manutenção - que já vai estar alta – e por último, e não menos importante, todas as taxas e impostos como IPVA, Controlar, pedágios etc. só vão levar o consumidor a um fim: vender o carro. [pic]
Se o brasileiro tivesse feito as contas no papel, ou somado em qualquer calculadora chinesa, provavelmente não teria trocado de carro. Talvez, até veria que nem precisava de um novo carro. Mas com a ideia fixada pelas propagandas enganosas, quis aproveitar uma vantagem (falsa), e correu para as concessionárias para comprar algo que não compensava.
O preço do usado caiu muito, mais que o do zero km. Com o passar dos meses isso só foi piorando. E no momento, o usado continua desvalorizando enquanto o preço do zero km estacionou. Numa situação como essa, qualquer pessoa perguntaria, “quem está trocando de carro? Quem são os loucos que estão fazendo um negócio desses?”.
Só quem tinha o dinheiro na mão, consórcio ou a “sorte dos irlandeses” e conseguiu vender seu carro, um dia antes do anuncio da redução do IPI, provavelmente fez um ótimo negócio. O que se viu foi o seguinte. O zero km, mesmo que com certa timidez, ficou mais barato. Os vendedores, com estoques cheios, faziam de tudo para “limpar o pátio” e o preço final, em