Trabalho de português
Lourenço, o mais novo, era o mais esperto e inteligente, e resolveu deixar o bando para seguir sozinho. O pai, indignado, não concordou com a escolha de Lourenço e julgando-se traído o matou com a ajuda dos outros filhos.
Lourenço, porém, não morreu simplesmente, mas se transformou em Lobisomem.
A história conta que Lourenço, em sua maldição, fez com que Maria caisse na vida, virasse prostituta, e ao aparecer para os dois irmãos, fez com que ambos morressem com o susto que levaram.
Quanto ao pai, Serafim, depois que viu o filho Lobisomem, acabou enlouquecendo e para pagar pela morte do filho teve que morrer sete vezes.
Simbolicamente, o número sete é um número místico. Um número que simboliza graça ou desgraça, segundo as crenças populares.
Historinha baseada na música homônina de Ruy Maurity e José Jorge
- Papai, existem lobisomens?
- Não, minha filha.
- Então por que tem filmes na televisão que...?
- Filha, veja bem. Estas histórias são chamadas de lendas. Ou seja. Alguém inventa uma história, que será repetida para outras pessoas e outras e mais outras. Espalha-se. Mas, na verdade, são criadas por algum motivo, que na maioria das vezes a gente nem sabe. É a mesma situação que ocorre com a mula-sem-cabeça, saci, papai noel, vampiros e outros seres esquisitos.
- Então, porque inventaram o lobisomem?
- Tem pessoas que dizem que um homem transformava-se, em parte, em lobo, nas noites de lua cheia para pagar seus pecados ou então por praga de alguém. Não tenho certeza. Meu avô me contava uma história, que ele chamava de causo, sobre um lobisomem numa família.
- Como é a história, papai?
- Oh meu deus! É muito comprida e complicada. Não sei se você vai ter paciência.
- Pode começar.
- Está bom. Ouvi este causo várias vezes do meu avô, lá no interior, onde