Introdução ao estudo da escola nova
Introdução ao estudo da escola nova
Sobre o autor:
Manoel Bergström Lourenço Filho nasceu em Porto Ferreira-sp no dia 10 de março de 1897, foi um dos mais importantes educadores do século XX e desenvolveu diversas obras entre as quais se destaca a introdução ao estudo da escola nova[1]. Em sua trajetória Lourenço Filho promoveu diversas reformas da educação nos estados do Ceará (1922), São Paulo (1931) e Distrito Federal (na época localizada no Rio de Janeiro). Lourenço faleceu no Rio de Janeiro no dia três de agosto de 1970 e suas obras são de um valor inestimável para a educação brasileira.
Sobre sua obra
Em sua obra introdução ao estudo da escola nova, Lourenço filho começa demonstrando as bases históricas das reformas escolares que segundo ele se intensificaram no final do século XIX, onde em vários países reuniões e pesquisas eram feitas no sentido de resolver diversos problemas na área da educação, destaque para o campo da pedagogia e a grande necessidade que se tinha de reformar antigos conceitos e tabus da sociedade e a formação de um novo sistema pedagógico.
Durante a história também vemos que a necessidade da educação foi crescendo gradativamente, pois nos séculos passados a educação era de acesso de poucos e com propósitos limitados pelas estruturas sociais, e os diversos serviços geralmente eram ensinados pela própria família e não havia mudanças sociais e econômicas.
Essa situação começa a mudar a partir da revolução industrial, onde a estrutura social sofre uma grande transformação e surge a necessidade de que a maioria da população aprenda novas técnicas e adquira novos conhecimentos, assim a escola começa a se tornar importante, porem suas normas didáticas eram defasadas e não se adequavam às novas necessidades, dessa forma surgem as primeiras criticas e mudanças em diversos países sobre as condições da educação.
Lourenço mostra que os movimentos