Socialismo
1- PARTE.
O QUE É?
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho.
O socialismo é difícil de ser definido porque possui muitas corporificações. Mas em uma coisa os socialistas concordam: que o capitalismo oprime as classes mais baixas. Os socialistas acreditam que, em virtude da natureza competitiva do capitalismo, a minoria rica mantém controle sobre a indústria, efetivamente reduzindo salários e oportunidades para as classes trabalhadoras. O principal objetivo do socialismo é eliminar as distinções entre as classes, transferindo o controle da indústria para o Estado. Isso resultaria numa sociedade harmoniosa, livre de opressão e instabilidade financeira
Apesar das idéias socialistas terem sido criadas ainda no século XIX, foram somente no século XX colocadas em vigor. O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, esse regime foi introduzido em países do leste europeu, nesse mesmo momento outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China, Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático.
O ditador soviético Vladimir Lenin foi o primeiro líder a submeter o socialismo a um teste. Apesar de ser um comunista , Lenin implementou muitas iniciativas socialistas na União Soviética após assumir o governo em 1917. Essas iniciativas incluíam a nacionalização forçada da indústria e a agricultura coletivista. O programa de Lenin não dava lucros, então, no final, ele recorreu a uma economia mista. Às vezes, o comunismo é referido como socialismo revolucionário devido às suas táticas agressivas.