Creches: crianças az de conta e cia
CRIANÇAS ,FAZ DE CONTA & CIA
Zilma de Moraes Oliveira
Ana Maria Mello
Telma Vitória
Maria Clotilde R.Ferreira
História da educação
Como cada um de nós chegou a ser o que é hoje?
Esta pergunta é um desafio que implica adotar uma explicação, de proposta pedagógica, e que é capaz de construir o conhecimento de uma criança.
As teorias do desenvolvimento humano, sendo elas três: inatista, ambientalista e interacionista.
Acredita-se que a visão inatista do desenvolvimento humano é baseada por fatores biológicos. Mais a visão inatista é uma particularidade que é dada desde o nascimento.
Esta visão inatista trouxe muitos conflitos com relação à história da educação.
Um professor quando tem uma visão inatista, ele abre mão de sua responsabilidade com o aluno e não se sente intuitivo para ensinar.
Apesar de ser uma ideia ainda forte em nossa cultura, serviu de base para a formulação de algumas teorias pedagógicas, influenciando muitas das práticas educativas.
Já a visão ambientalista é vista como principal agente e promotor do desenvolvimento infantil. A sua educação e o desenvolvimento para o conhecimento é moldado. A visão ambientalista é um excessivo ensino diretivista;
A importância desta visão, é que está relacionada com o conhecimento comum do ser humano chamado “inter-ação”, este pelo qual assume o papel de influenciar; agir. Na relação da criança com o meio em que vive.
Também é uma visão influenciadora para o educador, pois o mesmo quando ensina passa a aprender com essas crianças, é uma ação partilhada.
Na visão interacionista, acredita-se que a idade é algo muito relativo. É um contexto social que age conforme as mudanças de vida.
“Uma criança de 14 anos grávida, não é mais vista como criança