socialismo do sec. xx
Socialismo é uma doutrina politica e econômica surgiram no final do sec. XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, assim fazendo com que a distancia entre os ricos e os pobres diminuísse. Karl Max afirmou que o socialismo só seria alcançado a partir de uma reforma social, no socialismo não deveria haver classes sociais e propriedades privadas com isso seriam eliminadas as diferenças econômicas entre todos.
O sistema socialista é oposto ao sistema capitalista, pois o capitalismo se baseia em concentra riquezas para poucas pessoas. O socialismo tem raízes intelectuais e seu surgimento é baseado como resposta aos movimentos políticos, e critica sobre efeito da revolução industrial, sendo assim o socialismo representa o fim do capitalismo e o inicio do comunismo.
Socialismo real
No século XX, as ideias socialistas foram adotadas por alguns países, tais como : União Soviética conhecida também como Rússia, China, Cuba e Alemanha Oriental, no entanto em alguns casos revelou-se um sistema comunista, constituídos por regimes autoritários e com violência extrema.
Porque o socialismo não funciona
Na Inglaterra um professo austríaco publicou em 1944 seu livro “O caminho da servidão” e confirmou a previsão de Mises de que o socialismo, mesmo que fosse moderado, acabaria levando ao sociedade ao fracasso econômico total. Após trinta anos de governo socialista que estatizou a economia, produzindo inflação, alto desemprego e sucateamento da indústria britânica as previsões se confirmaram.
Na União Soviética, desde o ano 1917, o socialismo já havia sido implantado sob a vida de 50 milhões de pessoas. O nacional-socialismo mais conhecido como nazismo da Alemanha deu origem a segunda grande guerra mundial que deixou 44 milhões de mortos e o extermínio de 6 milhões de judeus. Sem contar com Cuba, Albânia e Coréia do Norte que proporcionou a fome ao seu povo.
História do