Resumo de sociologia i
São três os principais pensadores clássicos da Sociologia: Marx, Durkheim e Weber.
O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte (1798-1857), sendo considerado o pai da Sociologia, Comte defendia a ideia de que para uma sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizada( da ordem) para conseguir o progresso. Seu pensamento positivista, corrente com grande expressão no século XIX.
Sociologia é produto da crise instaurada nas Revoluções Industrial e Francesa no séc. XVIII, é chamada de ciência da crise, isto é, surge a partir das transformações ocorridas a partir das Revoluções. É o estudo sistemático do comportamento humano; estudo das interações sociais.
Processo de construção da sociologia: Formação, sitematização e consolidação.
Formação - durante o período das Revoluções Industrial e Francesa do séc. XVIII, surge as primeiras tentativas e pensadores buscando pensar a sociedade de forma científica.
Sistematização - ocorre o nascimento da sociologia e as obras clássicas são produzidas.
Consolidação - a fase da ciência científica institucionalizada por DURKHEIM,WEBER, MARX e ENGELS. No séc. XX passa a ser disciplina na faculdade.
Sociologia no Brasil
A fase de consolidação ocorre no séc. XX, quando as bases são aplicadas e desenvolvidas, sendo institucionalizada e reconhecida como ciência. O Brasil importa da Europa o modelo positivista, que torna-se principal inspiração ideológica do republicanismo. A bandeira do Brasil foi inspirada no positivismo (Ordem e Progresso).
Positivismo ortodoxo - Tem como base a Religião da humanidade.
Positivismo Heterodoxo- se aproxima dos estudos de Comte, ele criou a sociologia para reorganizar a sociedade.
Auguste Comte
Considerado o pai da sociologia. Cria o positivismo, pretendia por meio da ciência realizar uma reforma social.
Seu método baseia-se na observação , afastando-se da teologia e da metafísica.
Três temas básicos do positivismo.
1) Filosofia da história