Historia da Psicologia
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
FACULDADE UNIME
CURSO DE PSICOLOGIA
O estudo apresentado teve como objetivo a discussão em equipe de forma interativa à respeito da Psicologia em seus conceitos iniciais: contexto europeu da época, conhecimentos científicos e as contribuições filosóficas.
Introdução
Para iniciar os estudos de Psicologia, primeiro temos que mergulhar no universo dos filósofos, pois estes, com seus incansáveis questionamentos cooperaram para o advento de mais uma ciência. Suas ideias e conceitos provocaram grandes impactos na sociedade daquela época. As contribuições feitas por eles continuam tendo grande importância no desenvolvimento da Psicologia e de diversas outras áreas do conhecimento.
01
1. Concepção mecanicista do copo.
Surgi com o espírito do mecanismo, a imagem do universo como uma grande máquina, onde todos os processos naturais são mecanicamente determinados e que podiam ser provados pelas leis físicas. Nessa concepção o ser humano era uma máquina como qualquer outra, aonde Deus colocou um mecanismo que nos controlava. Descartes argumentava que os animais são simples máquinas incapazes de falar e raciocinar, desprovidos de mente, apenas corpos; Mas os seres humanos aliam o corpo mecânico à mente capaz de raciocínio. Ele comparava o funcionamento do corpo com um sistema hidráulico de jardim e um relógio.
2. Teoria do Ato Reflexo.
Para Descartes os movimentos corporais ocorrem muitas vezes sem a intenção