margem de contribuição ponderada
Muitas vezes, falar de margem de contribuição (MC), de ponto de equilíbrio ou de outros indicadores financeiros pode te deixar meio confuso. A verdade é que muitos empreendedores e empresários acabam se esquecendo de analisar esses números na hora de precificar seus produtos ou serviços. O problema, é o fato de ser essencial entender se a sua empresa é lucrativa ou não e o quanto ela pode melhorar. Mas para não ficar muito abstrato logo nesse começo, vamos entender a margem de contribuição…
Afinal, o que é Margem de Contribuição?
Basicamente, de maneira bem simples, margem de contribuição é quanto sobra de receita para pagar os custos fixos e, conseqüentemente, ter lucro após as vendas, ou seja, indica quanto de receita sobra após o desconto dos custos diretos. Ela pode ser classificada como margem de contribuição unitária, quando a análise é feita única e exclusivamente sobre um produto/serviço ou total, quando ela é feita para toda sua produção/capacidade produtiva.
Planilha de Cálculo de Margem de Contribuição e Lucratividade
Como você pode ver, depois de fazer o cálculo das suas receitas, menos os custos diretos, você já consegue visualizar a sua margem de contribuição. Nesse caso, estamos vendo a margem de contribuição total. Isso quer dizer que se os seus custos fixos fossem maiores do que R$6000, você estaria tendo prejuízo…Começou a entender a importância desse pequeno cálculo? É preciso estar atento ao fato de que o “produto não dá lucro. Produto dá margem de contribuição. A empresa como um todo é que deve dar lucro”.
MC = PV – ( CV + DV )
Onde: MC = Margem de contribuição unitária; PV = Preço de Venda unitário; CV = Custo variável unitário ou Custo das Mercadorias Vendidas(CMV) e DV = Despesa variável unitária. Se você quiser transformar isso para a empresa inteira, basta multiplicar todos os valores pela quantidade produzida ou ofertada de serviços.
Então se por