Social
Neste trabalho estaremos abordando as Políticas de Seguridade Social: implicações jurídicas, políticas e sociais em prol da cidadania. Falaremos como funciona a seguridade social, as emendas e alterações jurídicas e as políticas de Seguridade Social. Abordaremos o serviço social na área da Previdência Social e por fim realizaremos uma ação informativa orientando a população sobre seus direitos em relação ao salário-família.
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL: IMPLICAÇÕES JURÍDICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS EM PROL DA CIDADANIA.
A seguridade social no Brasil surgiu com a iniciativa privada cuja adesão era voluntária, com isso foram surgindo às primeiras manifestações de seguridade social com as santas casas e o manuseio para a guarda de João XVI em 1808 com o objetivo de prover substâncias daquelas desiguinadas por seu filiado mediante o pagamento quando este vier a falecer. Porém o marco da seguridade social no Brasil veio com a lei Eloy Chaves, de1923, que favorecia os trabalhadores da malha ferroviária paulista, pois criou caixa de aposentadoria e pensão para os mesmos e por isso tornou-se a base do Instituto Nacional de Previdência Social INPS.
Seguridade social tem muito haver com proteção social ou bem estar social, pois independente dos riscos tem como objetivo a redução das desigualdades sociais, age de forma preventiva também visa à implantação de políticas publicas destinados ao atendimento nas áreas de saúde publica, assistência social, educação, moradia, lazer previdência social entre outros. No entanto a previdência social esta prevista na constituição federal conforme art.194/1988 compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinada a assegurar os direitos relativos a saúde a previdência e à assistência este capítulo trata não só da previdência social mas também da seguridade social, que não composta somente pela previdência social e sim por