Sociais variaveis basicas da negociação
O tratado de Camp David é mais um dos exemplos que comprovam a eficácia dos instrumentos de negociação, visto que o ser humano, mesmo que assuma uma filosofia autoritária de vida, terá, em algum momento, que recorrer à negociação para a consecução de seus interesses.
O tratado foi criado pelo presidente americano Jimmy Carter que visava intervir no conflito entre Judeus e Palestinos. O principal motivo do conflito era a criação do estado judaico dentro do território palestino.Com a ascensão dos nazistas na década de 30 e os confrontos entre judeus e árabes foi criado o estado de Israel em 1948.
Como os árabes ficaram insatisfeitos com a situação, começaram a pressionar, e atacar o estado de Israel. O Egito bloqueou o canal de Suez(principal saída de mercadorias israelitas) e o estreito de Tiran. A recuperação do território foi feita através de acordos com a ONU.
Após obter a supremacia, Israel aguardava o acordo de paz dos países vizinhos, mas não foi o que ocorreu. O conflito entre Egito e Israel se intensificou, ocorrendo assim, a entrada da URSS e os EUA, fornecendo material bélico.
A resolução do conflito obteve três etapas: * 1974 – Israel recua 20 km da margem oriental, acordo feito diplomaticamente pelos EUA. * 1977 – Sadat obteve um encontro com o parlamento Israelista. * 1978 – Iniciação das negociações do tratado de Camp David.
O objetivo do tratado era obter a paz. Sadat tinha a pressão de um povo conservador, querendo retornar seu território, em contrapartida Israel devolveu a Península de Sinai ao Egito, ficando claro que os países estavam concentrados na resolução e não em vontades individuais.
O conflito só pode ser resolvido graças à mudança do posicionamento dos países envolvidos.
Níveis de conflito propostos por Hodgson desenvolvidos durante as negociações do acordo de paz:
Nível 1 – discussão entre as partes sobre as posições que elas inicialmente assumem;
Nível 2 – debate, que realiza