Tecnicas de negociação cap.1,2 e3
A Teoria Geral de Sistemas surgiu em 1950, em resposta a uma crítica de que os pesquisadores da época não se preocupavam com a organização em seu ambiente externo, então, os estudiosos da administração voltaram a esses detalhes da organização.
Essa Teoria é aplicada em muitas Ciências, por isso, o economista Kenneth Boulding fez questão de escrever um artigo sobre a natureza, o propósito e a necessidade da abordagem sistêmica no mundo científico, onde destaca uma hierarquia de nove níveis de sistemas:
- Estruturas estáticas
- Dinâmico simples
- Cibernético
- Aberto
- Genéticos sociais
- Animais
- humanos
- Sociais
- Transcendentais
Os sistemas acima enfatizam que a Teoria Geral de Sistemas (TGE), não surgiu para substituir nenhuma Ciência já existente, o objetivo de Boulding era estabelecer um modo adequado e justo entre o específico que não tem significado e o geral que não tem conteúdo.
A Teoria Geral de sistemas foi aplicada na Negociação (aspecto da administração), onde através de esquematizações sistemáticas, se tem a perspectiva de um bom êxito nos negócios. A proposta de Martinelli para uma negociação evolutiva foi onze métodos a ser estudado:
- Processo de negociação
- Importância da comunicação
- Variáveis básicas
- Habilidades essenciais dos negociadores
- Planejar segundo o princípio de hierarquização
- Questão ética
- Envolvimento de uma terceira parte no conflito
- Uso dos tipos psicológicos na solução dos conflitos
- Preocupação com as weltanshauungen ( visão de mundo) dos participantes
- Capacidade para lhe dar com as diferentes weltanshauungen (visão de mundo)
Qualquer empresa que estiver num processo de negociação, deve analisar, e adequar esses métodos de acordo a sua negociação.
2.CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO
A negociação é conceituada por