Sobre a Ideologia Alemã
1- Quais são as três principais formas de propriedade e formações sócio-economicas pré-capitalistas
2- Como se produzem as idéias e as representações? Por que Marx critica a idéia de uma representação e pensamento autônomo da realidade?
3- Quais são as condições de libertação do Homem?
4- Como Marx critica a visão contemplativa de Feuerbach? Dê exemplos
5- Quais as relações históricas fundamentais e como Marx conceitua a linguagem e a consciência?
6- Como Marx explica a divisão do trabalho?
7- Como Marx resume a sua concepção materialista da História?
8- Explique: “As idéias da classe dominante são, em todas as épocas, as idéias dominantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é ao mesmo tempo o seu poder espiritual dominante”
Respostas
1- As propriedades descritas no livro vão se modificando ao longo do tempo e da evolução humana. Inicialmente, os autores descrevem que o que diferencia o Homem dos outros animais é a sua capacidade de produzir os meios para a sua subsistência primeiramente e, ao organizar essa produção, desenvolve-a e avança historicamente, através da evolução de suas forças produtivas e, consequentemente, o aperfeiçoamento da divisão do trabalho. Os diversos estágios da divisão do trabalho significam formas de propriedades distintas, porque há uma apropriação do trabalho realizado, que muda, dependendo do momento social. A primeira forma de propriedade descrita pelos autores é a tribal. Neste momento, a divisão do trabalho é muito restrita e limita-se a própria família. A segunda forma de propriedade descrita é a comunal. Nessa, já há um desenvolvimento maior da divisão do trabalho, pois são reunidas várias tribos em uma cidade. Já há a presença da propriedade privada, mas de forma limitada e subordinada às decisões coletiva. Surgem as associações e esse era a formação predominante na antiguidade. Por fim, a terceira forma