A Ideologia Alemã
Esse trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre o livro de Karl Marx A Ideologia Alemã; ainda com intenções de ser apenas um breve relato aos marcos mais importantes desta obra. Primeiramente iremos relatar um pouco sobre a vida do criador dessa obra que foi Karl Marx; em seguida faremos uma breve abordagem sobre ideologia. Até chegarmos ao nosso real assunto que é a Ideologia Alemã, e finalmente dar-se a conclusão do mesmo.
4
2. KARL MARX
Karl Heinrich Marx (Alemanha 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual, revolucionário e cientista social alemão; fundador da doutrina comunista moderna. Marcou a história política com suas ideias humanitárias. Ideias que buscaram promover uma distribuição de renda justa e equilibrada.
No ano 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, dando início a uma parceria que durou a vida toda, por volta de 1845-46 Marx e Engels escreveram juntos a obra intitulada A Ideologia Alemã a qual foi censurada e não pôde ser publicada (edição completa só em 1932).
5
3. IDEOLOGIA
O conceito de ideologia não vem de Marx: ele simplesmente o retomou. O termo ideologia foi utilizado no livro Elementos de Ideologia no início do século XIX pelo filósofo francês pouco conhecido, Destutt de Tracy (1754 – 1836). Ele acreditava que as ideias podiam ser estudadas da mesma forma os elementos da natureza; a ideologia, segundo Destutt de Tracy, é o estudo científico das ideias.
Anos mais tarde, Destutt de Tracy e seu grupo, entraram em conflito com Napoleão Bonaparte, em um discurso em que atacava Destutt e seus amigos, os chamou de ideólogos. Para Napoleão, essa palavra tem um sentido diferente: os ideólogos são metafísicos, pois o que pensavam não tinha conexão com o que estava acontecendo na realidade, que viviam em um mundo especulativo. Criando outro sentido de ideologia, o de “ideia falsa” ou “ilusão”.
O termo