climatologia
MASSA DE AR EQUATORIAL
CONTINENTAL
Engenharia Ambiental e Sanitária
4º Período
Professor: Max Ferreira Alves
Ailson Apolinária
Ana Clara Sena Aquino
Franciele Ostrovoski
Giovana Passos
Karoline Ferreira
Michely Paula
Quezia de Souza
Massa de ar, em meteorologia, é um volume de ar definido pela sua temperatura e teor de vapor de água. Cobre centenas ou milhares de quilômetros quadrados e possui as mesmas características da superfície que está abaixo dela. As massas de ar são classificadas de acordo com a latitude e as suas regiões de origem continental ou marítima.
As massas de ar são os elementos mais importantes para explicar as mudanças no comportamento dos fenômenos atmosféricos.
Elas constituem volumes da atmosfera
(semelhantes a enormes bolhas ou “bolsões”), contento algumas propriedades comuns , como temperatura e umidade, por causa da área em que se localizam. Elas se movimentam muito e geralmente uma empurra a outra e ocupa seu lugar.
O grande responsável pela maior parte das alterações do tempo de um lugar é a dinâmica das massas de ar, que resulta em frio, chuvas, calor e etc.
O encontro entre duas massas de ar de diferentes temperaturas são chamadas de frente. Só acontece uma frente fria, quando uma massa polar se desloca e empurra uma tropical, ocupando o seu lugar. Massa de Ar Equatorial
Continental
Massa de ar equatorial continental, é uma massa de ar que tem origem próximo a região da linha do equador (equatorial) e sobre o continente (continental), como por exemplo as massas de ar que tem origem sobre a parte ocidental da floresta amazônica e se deslocam para o sul e sudeste, é uma massa equatorial continental.
É uma massa quente e úmida, uma vez que elas se desenvolvem em latitudes mais baixas. Localiza-se na porção noroeste da
Amazônia, onde fica praticamente todo o ano.
É a única continental (que se localiza acima