Climatologia
[...] o homem tomou consciência da interdependência das condições climáticas e daquelas resultantes de sua deliberada intervenção no meio natural como necessidades para o desenvolvimento social. (p.11)
[...] os grupos sociais superassem a condição de meros sujeitos às intempéries naturais atingissem não somente a compreensão do funcionamento de alguns fenômenos. (p.11)
[...] o conhecimento sobre a atmosfera era muito pobre, assim como era, de maneira geral, todo conhecimento humano naquela época. Assim, atribuía-se a alguns fenômenos a condição de deuses. (p. 11)
[...] Bem antes da era cristã, no Ocidente, o conhecimento da camada de gases que envolve a Terra já era produzido e registrado de várias maneiras. (p.11)
[...] foram os gregos os primeiros a produzir e registrar de forma mais direta suas reflexões sobre o comportamento da atmosfera, decorrentes das observações feitas acerca da diferenciação dos lugares e em navegações pelo mar Mediterrâneo. (p.11)
[...] Muitos princípios que regem o atual conhecimento sobre a atmosfera surgiram entre os pensadores gregos de então, que elaboraram conceitos válidos, para a Terra como um todo. A divisão do planeta em zonas Tórridas, Temperada e Fria vem dessa época. (p.12)
[...] O obscurantismo religioso medieval legou à ciência uma estagnação de aproximadamente mil anos. (p.12)
Foi a partir de movimentos como o Renascimento que as preocupações coma atmosfera forem retomadas, no sentido de desvendar seu funcionamento. (p.12)
[...] saltos foram sendo cada vez mais rápidos e mais intensos, pois o conhecimento sistemático e detalhado da natureza era imperativo ante a necessidade de expansão capitalista europeia. (p.12)
[...] o conhecimento do clima fazia-se necessários para garantir maior produtividade e a melhoria da circulação das mercadorias em geral. (p.12)
[...] O lançamento de satélites meteorológicos, a partir