climatologia
UNIDADE I – INTRODUÇÃO
1.1 IMPORTÂNCIA DO TEMPO E DO CLIMA PARA A AGRICULTURA
Importância
A agricultura é um sistema desenvolvido pelo homem para suprir as necessidades de alimentação. As plantas foram domesticadas e adaptadas para determinados locais. O ambiente interage diretamente com as culturas e é um fator determinante para o crescimento e conseqüente produção. Dependendo da cultura e de seu estágio de desenvolvimento os efeitos do meio ambiente são mais influentes.
Produtividade Potencial: é teoricamente quanto uma determinada cultura pode produzir. Na prática as condições climáticas que irão definir a produção.
Condições Atmosféricas
A atmosfera é uma massa em contínuo movimento e isso induz variações nas condições meteorológicas predominantes em uma região. O estado da atmosfera é caracterizado por elementos variáveis (grandezas):
Umidade Relativa;
Temperatura;
Pressão;
Velocidade e Direção do Vento;
Precipitação;
Estes elementos são condicionados por fatores geográficos, como latitude, altitude, continentalidade / oceanidade, tipo de corrente oceânica, entre outros.
Tempo: Descrição instantânea das condições atmosféricas
Clima: Descrição das médias das condições atmosféricas em um determinado período.
1.2 A METEOROLOGIA NO BRASIL E NO MUNDO
Meteorologia
Ramo da ciência que estuda os fenômenos físicos da atmosfera. Seu campo de atuação abrange o estudo das condições atmosféricas em dado instante (condições do tempo) resultantes da movimentação atmosférica. Trabalha com valores instantâneos.
Previsão do Tempo: prever com razoável antecedência os resultados dessa movimentação e possíveis conseqüências. É a parte visível da Meteorologia.
Climatologia
É a descrição estatística dessa movimentação da atmosfera em termos de valores médios. Seu campo de atuação abrange o estudo das condições atmosféricas em ritmo anual. Esse estudo cumulativo define o clima de um local e