Slides pronto futurismo
Europeias
No agitado cenário europeu do século XX, a arte se renova em diferentes movimentos. Em comum, todos pretendem criar referencias estéticas mais adequadas ao dinamismo dos novos tempos. Vanguardas
Europeias
As vanguardas são os movimentos artísticos, que surgiu para acompanhar o rápido desenvolvimento do século em que se passava.
Assim, o novo século criava suas próprias referências de novas formas de expressão artística, principalmente na musica, na pintura, literatura, na escultura. É um dos movimentos revolucionários da arte e literatura do ano de 1909. Como o próprio nome diz, seu objetivo era expressar a velocidade em que tudo estava se desenvolvendo , mostrando essa evolução na literatura.
O futurismo é divulgado através de manifesto assinado pelo seu líder,
Felippo Tommaso Marinetti.
O Futurismo
“Vamos, meus amigos! Disse eu. Partamos! Enfim a
Mitologia e o ideal místico estão ultrapassados. Vamos assistir ao nascimento do Centauro e veremos logo voarem os primeiros Anjos. É preciso abalar as portas da vida para nela experimentar os gonzos e os ferrolhos!...
Partamos! Eis o primeiro sol nascendo sobre a terra!...
Nada é igual ao esplendor de sua espada vermelha que se esgrima pela primeira vez nas nossas trevas milenares. [...] com o rosto mascarado pela boa lama das usinas, cheio de escorias de metal, de suores inúteis e de fuligem celeste, [...] nós ditamos nossas primeiras vontades a todos os homens vivos da terra.”
Características
Desvalorização da tradição e do moralismo;
Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico; Propaganda como principal forma de comunicação; Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias; Pinturas com uso de cores vivas e contrastes.
Dinamicidade
Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo;
Velocidade Abstrata
Uso de elementos geométricos
Esquemas