SISTEMA DE CONTROLE DE COMPRAS E ESTOQUE
Redação de Conclusão de Curso
Curso: SISTEMAS DE COMPRAS E ESTOQUES
SISTEMA DE CONTROLE DE COMPRAS E ESTOQUE
1) INTRODUÇÃO
As rotinas do Sistema de Controle de Estoque e Compras são importantes ferramentas para a gestão empresarial. Cuidam dos estoques e dos custos, definem as necessidades de compra, reposição de mercadorias, matérias-primas, embalagens e almoxarifados e dá condições para a avaliação da rentabilidade das operações.
Os estoques podem ser controlados por lote, número de série, data de fabricação e validade. Possui controle para o rastreamento, inclusive das matérias-primas utilizadas em produtos acabados. A rotina opera integrada à nota fiscal eletrônica, vendas, controle da produção, controle financeiro e informações gerenciais, compartilhando as informações e eliminando qualquer redigitação que comprometa as operações logísticas da empresa ou do próprio governo na aquisição de produtos para seu uso e demais operações.
2) DESENVOLVIMENTO
No sistema de compras e de estoque do governo são utilizados os processos da lei 8666/93 que trata das aquisições de compras para os governos federal, estaduais, municipais e que regulam toda e qualquer espécie de compra na esfera de licitações. O Sistema de Controle de Estoque e Compras opera lotes, prazo de validades, números de série e senhas. Quando opera produtos com prazos de validade pode estabelecer critérios para a separação com prioridade para os itens mais antigos. Na operação com lotes, também podem ser feitas escolhas ou anexação automática à nota fiscal.
Opera com total rastreabilidade dos itens de estoque, mesmo das matérias primas que foram convertidas em produtos. Assim, a empresa sempre que tiver necessidade poderá localizar os clientes que possuem mercadorias ou produtos com componentes parciais em sua elaboração. O sistema é perfeito para a realização de "recall" e atende às exigências mais rigorosas das grandes redes de supermercados, que querem rastreabilidade