Slides Contabilidade
CONCEITOS GERAIS
Prof. Dr. José Paulo Cosenza
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Departamento de Contabilidade - STC
Curso de Graduação em Ciências Contábeis
– Niterói/RJ, 1º Semestre de 2014 –
NECESSIDADES HUMANAS
•
Necessidades fisiológicas: correspondem ao nível mais baixo das necessidades humanas e estão relacionadas à sobrevivência do individuo e com a preservação de sua espécie. Nelas se incluem as necessidades de se alimentar (fome e sede), de dormir e repousar (cansaço), de se abrigar (frio ou calor) e o desejo sexual.
•
Necessidades de segurança: se referem à segurança, estabilidade, busca de proteção contra ameaças ou privação, fuga do perigo. Em sua forma mais obsessiva-compulsiva está relacionada com a busca frenética de se tentar regulamentar, ordenar e estabilizar o mundo próximo de maneira a minimizar o aparecimiento de perigos inesperados e aumentar o sentimento de controle sobre o que é familiar, ordenado e planejado.
•
Necessidades sociais: representam aspectos como a associação ou participação nos grupos, a aceitação por parte dos companheiros, a troca de amizade, de afeto e amor; e tem a capacidade de tornar o indivíduo resistente, antagônico e hostil para com as pessoas que lhe rodeiam, quando não suficientemente satisfeita, conduzindo-o à falta de adaptação social e à solidão.
•
Necessidades de estima: estão relacionadas com a maneira como o indivíduo se percebe e avalia como pessoa, e envolve a auto-apreciação, a auto-confiança, as necessidades de aprovação social, de respeto, de status, de prestígio e de consideração.
•
Necessidades de auto-realização: representam as necessidades mais elevadas do homem e estão associadas à capacidade da pessoa realizar seu próprio potencial e de continuar a auto desenvolver-se, tornando-se sempre mais do que é e impulsionando sua capacidade para vir a ser tudo aquilo o que pode ser.
SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES
• A ÉPOCA: os