Descrição do funcionamento do CLP
O sistema principal de acionamento e controle do simulador do transporte vertical de passageiros para deficientes visuais consiste em um CLP (controlador lógico programável), componente que dispõe de 12 entrada e 8 saídas denominas I/O’s.
Entradas:
I1: Entrada referente ao botão de chamada do 1º pavimento, ao ser acionado este eleva o sinal de entrada do CLP a nível lógico alto, sendo verificada as condições de segurança e o andar em que se encontra a cabina do elevador pela lógica de programação é acionado a abertura das portas de pavimento e cabina através da saída Q5 ou é acionado o fechamento da saída Q2 fazendo com que a cabina se movimente até o 1º pavimento.
I2: Entrada referente ao botão de chamada do 2º pavimento, ao ser acionado este eleva o sinal de entrada do CLP a nível lógico alto, sendo verificada as condições de segurança e o andar em que se encontra a cabina do elevador pela lógica de programação é acionado a abertura das portas de pavimento e cabina através da saída Q5 ou é acionado o fechamento da saída Q1 fazendo com que a cabina se movimente até o 2º pavimento.
I3: Entrada referente ao sensor de parada do 1º pavimento, a cabina ao se aproximar do nivelamento de parada no pavimento, o sensor magnético indutivo (S1) localizado na cabina envia um sinal de 24 Volts a entrada do CLP fazendo com o que o mesmo execute a parada da cabina no referido pavimento.
I2: Entrada referente ao sensor de parada do 2º pavimento, a cabina ao se aproximar do nivelamento de parada no pavimento, o sensor magnético indutivo (S2) localizado na cabina envia um sinal de 24 Volts a entrada do CLP fazendo com o que o mesmo execute a parada da cabina no referido pavimento.
I5: Entrada referente a troca de velocidade da cabina, ao se aproximar do nivelamento de parada o sensor magnético indutivo (S3) envia ao CLP um sinal de 24 volts fazendo com que o mesmo acione o fechamento de sua saída Q6, que por sua vês envia um sinal ao