Automação de uma planta industrial
2.1. Definição
CLP- Controlador lógico programável é definido pelo International Electrotechnical Commission (IEC) como o:
Sistema eletrônico operado digitalmente, projetado para o uso em um ambiente industrial, que usa uma memória programável para a armazenagem interna de instruções orientadas para o usuário para implementar funções especificas, tais como lógica, sequencial, temporização, contagem e aritmética, para controlar, através de entradas e saídas digitais ou analógicas, vários tipos de máquinas ou processos. O controlador programável e seus periféricos associados são projetados para serem facilmente integráveis em um sistema de controle industrial e facilmente usados em todas suas funções previstas.
Os Controladores Lógicos Programáveis ou CLPs são equipamentos eletrônicos utilizados em sistemas de automação. São ferramentas de trabalho muito úteis e versáteis para aplicações em sistemas de acionamentos e controle, e por isso são utilizados em grande escala no mercado industrial. Permitem desenvolver e alterar facilmente a lógica para acionamento das saídas em função das entradas. Desta forma, podemos associar diversos sinais de entrada para controlar diversos equipamentos ligados nos pontos de saída.
O PLC busca a conectividade entre os diversos dispositivos que integram um sistema automatizado e os computadores pessoais. O CLP começou a ser usado no ambiente industrial desde 1960 embora ainda existam muitas empresas do ramo da indústria de automação que possuem pouca experiência com eles. A grande vantagem dos controladores programáveis é a possibilidade de reprogramação motivo pelo qual substituíram os tradicionais painéis de controle a relês. Esses painéis necessitavam de modificações na fiação cada vez que se mudava o projeto, o que muitas vezes era inviável, tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Levar ao conhecimento de estudantes e