Síntese de livro de Ivanete Boschetti
Desde a descoberta da necessidade da realização de políticas sociais entre as décadas de 30 e 40 no Brasil, métodos e influências de correntes teóricas diversas vem sendo analisados para a criação e aplicação dessas políticas. Primeiro vejamos que, políticas sociais abordam um conjunto de determinações históricas, culturais, políticas e econômicas que é de onde surgem as necessidades de buscar novas formas de políticas para atender a sociedade, focando nos problemas que a atinge. Para descobrir a necessidade e a melhor forma de criação de políticas sociais, é preciso uma minuciosa análise das causas e inter-relações dos problemas que afetam a sociedade, e estes problemas demandam também, tensões políticas e societárias que por inúmeras vezes podem atrapalhar as investigações das causas e posterior descoberta do problema.
As políticas sociais surgiram em primeiro momento no período que antecedia a revolução industrial com características assistencialistas, tendo caráter punitivo e repressor e visava à conservação da ordem e a contenção da “vagabundagem”.
Nessa perspectiva, algumas iniciativas entendidas como protoformas de políticas sociais, foram criadas. Tiveram destaque às leis inglesas que se desenvolveram no período antecedente a revolução industrial.
A questão social é a expressão de um contexto configurado pela relação de exploração dos trabalhadores e as respostas produzidas pelas classes sociais e seus seguimentos, frente às políticas sociais.
Na segunda metade do século XIX, era a luta por uma jornada de trabalho adequada e as respostas das classes e do Estado em relação à esta luta que expressava os sinais iniciais da questão social. Tem-se aí o problema da desigualdade e exploração como questão social.
O