Slide A Evolu O Da Contabilidade
CONTABILIDADE
A contabilidade passou por diversas transformações desde tempos muito primitivos onde o principal objetivo era o controle das riquezas, como relatam variados autores até chegar a ser reconhecida como ciência.
Para Gualter Alves Barreto (2011) a origem vem desde o homo-sapiens conforme afirmam os cientistas, há cerca de
30 mil anos atrás, aonde já demonstrava-se algum tipo de conhecimento contábil, algumas grutas formaram provas arqueológicas, como na gruta de Dáurignac no departamento do Haute, ao sul da França e também registros idênticos também foram encontrados no Brasil, no município de
Raimundo Nonato, no Piauí.
Já Antonio Rodrigues Palhares (1990), os primeiros indícios de atividades comerciais surgiram a 4500 a.C., onde civilizações, assírios, caldeus e sumérios, da Mesopotâmia se dedicaram à agricultura e fizeram surgir cidades e desenvolver atividades comerciais.
O registro dessas transações era feito em placas de argila, onde nelas eram constatados os resultados obtidos numa colheita, os objetos trocados, os impostos e taxas coletadas pelas seitas religiosas.
Mas os registros das operações comerciais, industriais e públicas ganharam uma sistematização mais ampla somente na Idade Média.
Não há como dizer exatamente como a contabilidade nasceu ou quem a criou, porém seu desenvolvimento foi sendo estimulado através de diversas transformações da humanidade.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA EVOLUÇÃO CONTÁBIL
INTUITIVO PRIMITIVO – vivenciado durante a préhistória da humanidade, destacam-se algumas manifestações de arte e pré-escrita.
RACIONAL-MNEMÔNICO – começa aqui a disciplina dos registros, criando métodos de organização da informação. LÓGICO RACIONAL – percebe-se neste período a origem à Partida Dobrada, havendo a evidência de causa e efeito dos fenômenos.
LITERATURA – inicia-se a evolução com relação a escrita, difundindo o conhecimento, se preocupando em ensinar através de livros procedimentos para realizar registros e