1
Diversidade Biológica:
Biosfera – Camada superficial terrestre capaz de suportar a vida. Inclui toda a vida na Terra, os respetivos ambientes e as relações entre si.
Sistemas Biológicos – Estão organizados de uma forma hierárquica, existindo das formas mais simples às formas mais complexas.
Célula – Unidade fundamental da vida. Podem aparecer de forma isolada-seres unicelulares-ou associadas entre si-seres procariontes.
Espécie – Organismos idênticos que ao se cruzarem entre si originam descendentes férteis.
População – Seres vivos da mesma espécie que habitam o mesmo local.
Comunidade (biocenose) – Seres vivos de diferentes espécies que habitam a mesma área e estabelecem relações entre si.
Ecossistema – Conjunto da comunidade, do ambiente e das relações que se estabelecem entre si. Existem fatores bióticos (seres vivos) e fatores abióticos (fatores ambientais).
Cadeias alimentares – Os seres vivos estabelecem relações tróficas (alimentares), que envolvem transferência de matéria e de energia entre seres vivos ou entre seres vivos e o ambiente, constituindo as cadeias alimentares. As cadeias alimentares relacionadas originam as teias alimentares.
Produtores – Organismos autotróficos, que produzem compostos orgânicos utilizando como fonte de carbono o CO2 e são geralmente, fotossintéticos usando como fonte de energia a luz.
Consumidores – Seres incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos-seres heterotróficos- alimentam-se por isso, direta ou indiretamente da matéria que os produtores elaboram. A matéria orgânica é a fonte de carbono e energia.
Decompositores – Os seres obtêm a matéria orgânica a partir de outros seres-vivos, decompondo os cadáveres e os excrementos. Transformam a matéria orgânica em matéria mineral, assegurando a devolução ao meio-seres heterotróficos.
Células procarióticas – São estruturas simplificadas e sem núcleo organizado, constituídas por ribossomas, nucleoide, citoplasma, cápsulas, parede celular,