Skinner
Psicologia 4° Período
PROJETO: CAIXA DE SKINER, NIVEL OPERANTE.
Rosimeire Gomes de Queiroz
Fernanda Aparecida de Almeida
Betim
2015
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar, através de relatório as atividades desenvolvidas no laboratório virtual, quanto aos diversos tipos de esquemas de reforçamento aplicados. Para seus experimentos Skinner inventou um aparelho que depois de passar por modificações é hoje muito conhecido e utilizado nos laboratórios de psicologia, chamado como Caixa de Skinner, que passou a estudar o comportamento operante, desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem. Tipicamente, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo experimentador, uma bolinha de alimento cai na tigela de comida, recompensando assim o rato. Após o rato ter fornecido essa resposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulo. Através disso o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato.
Condicionamento Operante - Está relacionado com o comportamento operante que podemos considerar como "voluntário". O comportamento operante inclui todas as coisas que fazemos e que tem efeito sobre nosso mundo exterior ou operam nele.
MÉTODO
Sujeito:
O sujeito de nosso trabalho e foco de nossas experiências foi um rato da espécie albina em forma virtual, onde o mesmo foi observado em diversas fases de reforçamento e extinção. No início do experimento é necessário informar que o rato estava numa situação de ingenuidade, privado de alimento, sem qualquer espécie de interferência em seu ambiente e em sua história de vida. O rato estava contido num programa chamado sniffy pro.
Material:
Os